quarta-feira, 30 de março de 2011

Power Trio, Power Duo, Power Solo

Existem três intrumentos básicos que consagraram o rock, seja em bandas com inúmeros integrantes até as mais enxutas: baixo, guitarra e bateria. Atualmente grande parte das bandas vem incrementando seus sons cada vez mais, com teclados, sintetizadores, efeitos na guitarra ou mesmo batidas eletrônicas. Tudo isso compõe o que vamos como o rock mais moderno e contemporâneo. Tanto isso é verdade que não é a toa que quando vemos bandas com sons um pouco mais crus surgiram não demora para elas tomarem a atenção dos críticos, como vimos no post anterior sobre a salvação do rock.

Bom, pra quem curte um estilo de som mais cru e com raízes fincadas no velho rock’n’roll nada mais clássico e sem erro do que um power trio. Em 2003 surgia no Iowa (EUA) a banda Radio Moscow, um power trio na mais tradicional concepção. O cabeludo Parker Griggs nos vocais e guitarras da o tom de psicodelia e loucura da banda, enquanto baixo e bateria fazem o seu papel na quebradeira. Os caras já lançaram dois discos, Radio Moscow (2007) e Brain Cycles (2009). A banda ainda não é conhecida do grande público, uma vez que seu som não tem grande apelo comercial, mas sem dúvida os caras mandam muito bem. Confiram no vídeo abaixo a música The Escape, com imagens do South by Southwest 2009.


Uma banda que surgiu mais ou menos com a mesma vibe do Radio Moscow é o ”Power Duo” The Black Keys. A banda é um power duo, simplesmente pela inexistência do baixo, nos memos moldes do Whites Stripes, só que nesse caso a bateria deixa de ser aquele singelo acompanhamento e toma conta do som cheio de descompassos e quebradas. A voz de Dan Auerbach é extremamente marcante, deixando o som do Black Keys inconfundível. Confere aí os caras tocando Your Touch, do disco Magic Potion (2006)




Atualmente os caras estão atingindo um crescente sucesso de público, principalmente nos EUA. Vocês podem conferir o som dos caras inclusive na trilha do último FIFA 2011, consagrada série de jogos de futebol para videogame. O último album Brothers de 2010 traz um som muito mais incrementado e produzido do que nos álbuns anteriores, o que deixa marcada uma transição da dupla para um possível “mainstream”.

Dá uma olhada na música Next Girl, seu clipe já famosíssimo com o dinossauro pegador e a pegada mais “pop” com muitas aspas:


Já que estamos nessa decrescente de trio pra duo encerro esse post com um power solo incrível. O brasileiro radicado nos EUA MysteryGuitarMan e sua banda de um homem só. Seria um Power Solo ou um FabFour? Não sei de mais nada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário