terça-feira, 7 de junho de 2011

Amor é amor?

Depois de estrear em diversas capitais brasileiras, Amor? segue em cartaz nos cinemas de Porto Alegre. O filme chega com grande expectativa, já que o diretor João Jardim teve seu último trabalho, O Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

O longa-metragem trata das relações amorosas em que a violência se torna parte do cotidiano, se apresentando em forma de agressões morais ou físicas. Surpreende por falar de amor sem a leveza usual do tema, mostrando um pouco do que o ciúme, a culpa e a paixão podem fazer quando são misturadas. Entremeado por cenas poéticas, o filme traz relatos verdadeiros de pessoas envolvidas em casos que chocam e fazem rir. Devido à delicadeza do tema, em vez de revelar as identidades de seus entrevistados, o diretor preferiu preservar a identidade dos envolvidos e chamou atores e atrizes para interpretar estes depoimentos. A lista conta com nomes como Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Julia Lemmertz e Ângelo Antônio, esses dois últimos, inclusive, merecem grandes elogios pelo lindo trabalho que apresentam.

O projeto passou por um ano inteiro de pesquisa, realizada em parceria com Renée Castelo Branco, e gerou cerca de 50 entrevistas gravadas. Destas, oito foram selecionadas. O diretor fez, a partir delas, um esboço de roteiro e apresentou aos atores o texto escrito. O resultado pode parecer uma ficção, mas não é. Lembrando filmes como Jogo de Cena, de Coutinho, João Jardim jura que a opção foi mais ética do que estética, mesmo assim estimula o debate sobre a produção documental brasileira dos últimos anos, que cada vez mais tem seus limites distendidos.

Vencedor do prêmio do júri do 34º Festival de Brasília, Amor? está em cartaz no Unibanco Arteplex e GNC Moinhos, em Porto Alegre. Se você se interessou dá uma olhadinha no trailer e corre pro cinema! Filmes brasileiros não costumam permanecer em cartaz durante muito tempo na capital gaúcha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário