quarta-feira, 22 de junho de 2011

Who is Arcade Fire?

A notícia é velha, mas o Arcade Fire venceu o GRAMMY (sim!) de melhor álbum do ano em 2010 e uma galera ficou tonta, sem nem saber de quem se tratava. Criaram até um tumblr e camisetas! Se liga:


http://whoisarcadefire.tHYPERLINK "http://whoisarcadefire.tumblr.com/"umblr.com/

Por causa dessa paranóia toda resolvi contar pra vocês como eu descobri quem diabos é o Arcade Fire.

Lá se vão mais de 5 anos quando fui àquele show na antiga “Máquinas Condor”, hoje Pepsi on Stage. O extinto Tim Festival, na sua edição Porto-Alegrense, trazia Strokes (uau!), Acusticos e Valvulados (sim, conhecemos) e ARCADE FIRE (Quem??). Enfim, não importava. Era final de 2005, o Strokes estava para lançar o terceiro álbum, no auge do rock não morreu e nem precisava ir à São Paulo pra ver tudo isso.

Eu, como bom curioso, havia buscado algumas músicas na internet antes do show para pelo menos me ambientar, portanto algum refrão eu até saberia cantarolar a melodia. Mas nem precisaria disso. A banda subiu, uma cambada! Dois violinos, alguns tambores, todo mundo se revezando em todos instrumentos, todos integrantes cantando... A platéia foi inertemente cantando junto.

Até hoje me lembro da projeção no bumbo da bateria que mostrava um passarinho em uma gaiola. Dava pra ver que os canadenses tinham uma apresentação bem pensada e produzida até os limites que o indie (ainda underground) permitia. Foi então que começaram a tocar a saideira “Wake Up” – quem não conhece olha no fim do post o que essa música possibilita – e então eu vi QUEM É O ARCADE FIRE. Em meio áquela voz melancolica seguida de um refrão com um coro de todos intengrantes e a voz sofrida da Régine que os homens dos tambores começaram a escalar as vigas de aço da antiga fábrica. Quando me dei por conta haviam dois já no teto sobre a platéia e com os tambores!! A platéia estava em êxtase e alguns mais empolgados começaram a escalar a viga para alcançar os músicos, tudo isso com a trilha sonora do “o-o-o-ohhh” do refrão de Wake Up. Foda.

Obviamente o show do Strokes não ficou ofuscado por isso, mas sem dúvida foi mais emocionante ver os tambores do Arcade Fire no teto do que o Julian Casablancas paradão no palco. Desde então eu posso dizer que sei quem é o Arcade Fire!

Os caras estouraram de vez no último ano com o álbum “The Suburbs” e agora são headliners dos principais festivais seja nos EUA ou na Europa. Então se você não sabia quem era o Arcade Fire, agora você pelo menos sabe que eles já estiveram no Brasil e quebraram tudo. Pra provar o que estava falando da música Wake Up e da atenção que os caras dão pra procução do show, desde aqueles tempos, dá uma olhada no que eles fizeram no Coachella este ano. Sensacional!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário