quarta-feira, 10 de novembro de 2010

We all want to be young: o Consumo dos jovens dessa geração

O filme 'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados nos últimos 5 anos pela BOX1824, que atua em pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.  Esse vídeo mostra algumas características da geração atual, caracterizada, principalmente, por ter novas linguagens e comportamentos e por estar influenciando diretamente os hábitos de consumo no mundo globalizado.
Sexys, atraentes, saudáveis (?), os jovens estão posicionados no topo da pirâmide de influencia. “São aspiracionais para os mais novos e inspiracionais para os mais velhos.”

O LADO RUIM
“O excesso de informação e possibilidades está fazendo essa jovem geração ter ansiedade crônica. Está se tornando mais necessário que eles escolham os filtros certos, para organizar suas experiências com tanto conteúdo e pessoas em suas vidas.”

O LADO BOM?
Esses jovens desenvolvem um modo não linear de pensar, que reflete exatamente a linguagem da internet, onde uma infinidade de assuntos pode ser acompanhada ao mesmo tempo.



Se nos anos 80 o legal era ter uma opinião radical e ser “uma coisa ou outra”, nos anos  90 o poder das tribos não era mais algo tão importante. Alguns começaram a se chamar de normais para transitar em diferentes grupos. Mas, hoje em dia ser normal também já se tornou chato. Ao invés de neutralizar as diferenças, se tornou legal expressá-las. Assim, essa talvez seja a geração de jovens mais plural da história.
Sua nova e estendida rede social resultou em um maior número de relacionamentos pessoais efêmeros. Isso é visível também no mundo do trabalho, onde carreiras de uma vida inteira, tradicionais e hierárquicas começam a ser substituídas pelo sonho de unir trabalho e prazer. Ídolos não são mais figuras idealizadas (Che Guevara, Martin Luter King, por exemplo). Mas sim, pessoas comuns que realizam pequenos e possíveis sonhos, que não são utópicos. 

Os jovens de hoje são também “o rosto da nova economia, comandada por open source e crowdsourcing. E iniciativas independentes, que com o poder da internet, podem ter um impacto imensurável.”
É preciso entender esses jovens para entender o mundo, pois eles sempre foram os catalisadores das grandes mudanças. Chamados de Geração Y, We Generation, Globalists, Juventude Digital, Millennials, tanto faz...O que importa é que essa nova geração que já escreveu seu nome na história da humanidade por misturar gêneros, criar categorias desafiadoras, levar o hyper-consumo ao extremo e redefinir o conceito de multitarefaTodas essas conexões estéticas e comportamentais com outros jovens ao redor do mundo promovem  diversas transformações no consumo globalizado.
Onde tudo isso vai dar é difícil saber, mas no final de 'We All Want to Be Young' fica claro que, além de compreender o mundo de uma melhor maneira, acompanhar essas transformações pode ser também a única forma de manter-se jovem!

'We All Want to Be Young' possui licença aberta pelo Creative Commons.
Roteiro e direção: Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues.
Veja o vídeo em:    http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk

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