quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigos compositores (?)


Já que é dia do amigo, selecionamos algumas amizades que fazem muito bem para nossos ouvidos. Sim!Grandes amizades também resultaram em grandes canções! E como em toda a amizade verdadeira, nem tudo é alegria. Tem briga, tem ciume, mas o que importa é que com esses aqui, também tem muita música boa.

Keith Richards e Mick Jagger



Quase todos os títulos dos Rolling Stones foram compostos por seus líderes fundadores, que durante são ícones do Rock'n'roll e olha que já faz quase meio século. Claro que nem tudo é lindo na amizade desses doidões. Em 2010, Keith Richards lançou a autobiografia 'Life', onde diz com todas as letras que Mick Jagger tornou-se insuportável. Jagger, em contrapartida, disse que o livro do companheiro era chato e previsível. Apesar de tudo isso, o guitarrista dos Stones declarou que Mick Jagger ainda é um grande amigo. Veja aqui.



Curta então, um dos clássicos dos Stones, composto pela dupla de 'amigos':



John Lennon e Paul McCartney




Desde que se conheceram, em 1957, e sonhavam em ser maiores que Elvis Presley, John e Paul iniciaram uma parceria muito produtiva. 10 anos depois, a parceria já não era mais a mesma e os dois líderes dos Beatles já não compunham mais como antigamente, quando sentavam um de frente para o outro com seus violões. Todos sabem que a presença de Yoko Ono na vida de Lennon incomodava o restante do grupo e com o passar do tempo as composições passaram a ser trazidas individualmente para os ensaios e, somente às vezes um dava os toques finais na idéia do outro. Ainda assim, Paul e Lennon compuseram clássicos, como 'A Hard Day's Night:



Caetano e Gil

Esses, pelo que se sabe, são mais 'paz e amor'. Caetano e Gil se conheceram nos anos 60 e foram os cabeças do movimento tropicalista, junto com Gal Costa, Tom Zé, Maria Bethânia e mais um monte de gente bacana. Hoje eles são mais 'engomadinhos' e politicamente corretos, mas basta olhar a foto a baixo para ver o 'naipe revolucionário' da dupla.









Poderíamos citar mais pelo menos 10 casos de amizades, tanto as 'calminhas' quanto as 'doidonas' ou as cheias de amor e ódio. Mas o que importa no dia de hoje é mostrar que, do jeito que for, as amizades são muito produtivas. Esses caras aí, independentemente de qualquer coisa, nos deram canções históricas e marcaram uma era.
Todo o amor envolve um pouco de ódio, de ciúmes, de birra. Numa banda, ou num grupo de colégio, os egos acabam mesmo se sobrepondo, mas as noites de loucura, as canções e os sonhos divididos são infinitamente maiores.

Pode quebrar a guitarra, mas depois aumenta o som e curta a madrugada com seu amigo! :) #ficaadica






Nenhum comentário:

Postar um comentário