sexta-feira, 8 de julho de 2011

Música Sem-voz Brasileira

Até pouco tempo atrás quando se falava em música intrumental normalmente as pessoas associavam à chatice. Acontece que a partir dos anos 2000 o rock brasileiro começou a vivenciar um momento de transformação com o surgimento de uma série de bandas de rock instrumental que começaram a alçar vôos mais altos. Desmistificando a falta de letras e vocais as novas bandas do rock instrumental no Brasil hoje já possuem um círcuito de shows bastante consolidado.

Mas e quem são essas bandas? Provavelmente alguma das que vou mostrar você já deve ter ouvido, se não ouviu vale muito a pena conferir.


O power trio da Pata de Elefante

Uns dos encabeçadores dessa invasão do rock instrumental são os gaúchos da Pata de Elefante. A banda carectariza-se principalmente pelos solos de guitarra possuírem uma melodia muito próxima à melodia de um vocal, isso sem dúvida torna suas músicas mais amigáveis à ouvintes de música “não-instrumental”. Sem contar que a Pata de Elefante como toda banda gaúcha apresenta aquela linha rock’n’roll clássico que já consagrou tantos outros grupos do RS

O porta-voz da 'Pata' (como chamam os íntimos) é o baterista Gustavo Telles, responsável por inúmeros outros projetos musicais de música folk, rock e até tradicionalista. Mas o show a parte mesmo fica por conta da dupla de guitarristas Gabriel Guedes e Daniel Mossmann se revezando entre baixo e guitarra ao longo do show e marcando dois estilos bastante diferentes nas suas composições. Confere aí duas músicas da Pata e vê se não é demais.

Seguindo uma linha menos melódica e bem mais experimental surgem os caras do Hurtmold. A banda paulistana já está na estrada há mais de dez anos, mas ganhou destaque a partir da primeira turnê solo do Marcelo Camelo. Nesse ano participaram inclusive da gravação do segundo disco solo do ex-Los hermanos. A proposta do Hurtmold mistura muitos elementos de percussão e sopro com guitarras distorcidas e/ou reverberadas. Na verdade muitas vezes a guitarra vira quase mais um intrumento de percussão em meio à misturada sonoridade da banda. Dá o play:

Os experimentalistas do Hurtmold

hali djascar - hurtmold by spmarginal-teste

O rock intrumental brasileiro é assunto pra mais de um post, com certeza. Então aguenta aí que semana que vem eu trago mais uns aperitivos da música sem-voz brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário