terça-feira, 5 de julho de 2011

O mais indie da black music e vice-versa

Ouçam essas duas músicas e imaginem a pessoa que está cantando (só tem graça pra quem não conhece a “lata” dos cantores)

Jamie Lidell - Multiply by Because Music

Darwin Deez - Radar Detector by inertiapromo

Até a passagem do Darwin Deez pelo Brasil achava que o Jamie Lidell era um ícone isolado na representação da “música negra” por parte dos caucasianos. Bom, pois depois de ver Darwin em ação dá pra perceber uma tendência (pelo menos norte-americana) de branquelos fazendo o mais indie da black music (e vice-versa). Eu nem gosto muito dessa história de separação racial, mas tratando-se de música o rótulo é valido, pela origem, pelas raízes.

Sobre os caras citados anteriormente , Jamie Lidell nem um pouco à toa é conhecido como o Prince Branco. Ele transita com muita naturalidade pelo cenário Indie , R&B, Drum'n'bass e dá umas beliscadas no pop sem muita força. Ano passado lançou o álbum Compass, conquistando com ele uma maior popularidade. Inclusive ouvi no rádio aqui no Brasil inédito!! (pra mim, óbvio). Ao ouvir o som do cara é realmente difícil acreditar que todo esse soul e essa pegada seja feita por um barbudinho pirado, mas essa é a verdade.

Praticamente o mesmo se aplica ao não menos pirado Darwin Deez. Quem não viu o show pode conferir uma boa descrição no blog do mycool. O som feito por Darwin não tem essa identidade negra tão forte quanto o do Jamie Lidell, mas a apresentação no palco sem dúvida. O show do cara dos cabelos de rabino rebelde culmina com um rap ao vivo cantado no meio da galera, sem contar nas dancinhas coreógrafadas no maior estilo “Mc Hammer/U can touch this”. O cara na real é o auge da mistureba cultural e musical. Se você achava que o Vampire Weekend era cool porque misturava guitarrinha com ritmos africanos... já era.

Darwin Deez (e) e Jamie Lidell (d), os branquelos do indie/black

Mas enfim, a mistureba pós-moderna do rock/indie dos dias de hoje é assunto pra outro post. Então fica com um clipe bem normalzinho do piradão Darwin Deez e se liga no swing do Black (or White?)


Nenhum comentário:

Postar um comentário