sexta-feira, 1 de julho de 2011

Samples do Daft Punk

Confesso que não sou um grande fã, nem entendedor de música eletrônica, mas sem dúvida o duo francês Daft Punk é uma exceção para grande parte dos roqueiros ou “popeiros” por aí. O Daft Punk é daqueles ícones que estão acima da sua rotulação e acabam invadindo as playlists de alguns ouvintes um pouco mais ecléticos.

Talvez um dos segredos dos franceses pra entrar nos ouvidos de um maior número maior de fãs esteja no sampleamento de músicas de ritmos mais “populares”, porém não tão conhecidas. A incrível arte de transformar antigas batidas, principalmente da música negra da década de 70, em grandes entrelaçados de sintetizadores, o que faz com que aquela barulheira o mais eletrônica possível pareça familiar e mais melódica.

Não entendeu direito? Então se liga de onde os caras tiraram boa parte da melodia de alguns dos seus sucessos:

Uma aceleradinha nos BPMs aqui, uma voz de robô ali e tá feito. Se fosse simples assim... O processo todo passa desde garimpar verdadeiras antiguidades musicais até a criação dos efeitos e mixagens. Um prato cheio para os admiradores da fusão entre o passado e a tecnologia. A quem possa achar que isso é cópia, mas é so dar uma boa escutada na clássica Harder, Better, Faster, Stronger pra ver que os caras são gênios. Ou vai dizer que aquela sobreposição de vocais tá no sample original?

E aí quer saber quem mais andou sampleando coisas por aí e você nem sabe? Então clica aqui e descobre se aquela música que você rebola até o chão não é o bolero do primeiro beijo da sua vó!

Samples do Daft Punk: http://www.whosampled.com/artist/Daft%20Punk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário