quarta-feira, 7 de março de 2012

Rock na Pele – Pt. II – Os Reis da Cidade dos Cuscos


Já estava mais do que na hora da gente falar por aqui de um lifestyle que está embrenhado com a trilha sonora que o acompanha. Vamos começar dando um play nisso aqui:

http://grooveshark.com/#!/artist/Lords+Of+Dogtown/351629/songs

Você por acaso já ouviu os nomes Tony Alva, Stacy Peralta e Jay Adams? Se não, tá faltando adrenalina na sua vida, corre, vai se jogar no mar, ou numa piscina... VAZIA !!!

Esses caras encabeçavam a turma dos Z-Boys, uns garotos meio perdidos, meio achados, na selva conhecida como a Los Angeles dos anos 1970. Dogtown era um subúrbio de Venice onde a gurizada local se encontrava pra fumar maconha, surfar, andar de skate e fazer muita, mas muita festa regada a bira e rock and roll.

Z - Boys

Até que esses "cuscos" estavam dando uma passada pela Zephyr, a loja de “street stuff” do amigão Skip Engblom, e pintou a oportunidade de virar uma equipe de verdade. Eles revolucionaram o skateboard num momento em que o brinquedinho ainda era coisa de “esportistas” almofadinhas que achavam que já tinham feito tudo o que se podia fazer com o shape de quatro rodas na década anterior. Can you BELIEVE IT?

Foi nessa época que as piscinas vazias dos magnatas de Venice começaram a ser invadidas pela garotada de skate subindo e descendo as paredes das conchas (com aquele chorume básico no fundinho) até que chegasse um dono ou a polícia pra acabar com a brincadeira. Essa garotada eram os Z-Boys.

Stacy Peralta no pool riding frenético.

Sim, você tem que saber mais sobre isso. Sim, você tem que relembrar tudo isso. Alguns caminhos a se percorrer pra sacar mais sobre os reis de Dogtown:

1) Lords of Dogtown (2005) – a ficção muito preza (+ a trilha sonora).



O filme foi escrito pelo próprio Peralta. É um baita retrato do que foram aqueles dias, na forma de entretenimento puro. Reconstituição histórica de momentos decisivos na vida dos Z-Boys, as competições, os highlights, a amizade e as brigas, a atuação sensacional de todos os envolvidos, inclusive do Heath Ledger como dono da Zephyr (ganhou prêmio e tudo), e claro, uma das melhores trilhas sonoras do cinema, Social Distortion, Ted Nugent, Deep Purple, Hendrix, tudo no mesmo disco. Oh céus! É isso que eu botei no link do início do post!

2) Dogtown and Z-Boys (2001) – o documentário (+ a trilha sonora).

Depois de enlouquecer com o mainstream, você tá preparado para as captações de cenas reais da meninada, com os comentários dos “maduros Z-Men”. Produzido pelo Peralta também. Só alegria. Sim, aqui você chora com a trilha também.




3) Extras

- A fotógrafa mais querida de POA, Gabriela M.O., teve uma oportunidade sensacional de clicar o Tony Alva quando ele veio pra cá (São Paulo - Brasil) em 2010.



- Aqui em POA tá rolando um evento voltado só para as bandas de rock regionais, chamado Locals Only, referência direta aos meninos de Venice, que tocavam o pau quando entravam estranhos na zona em que praticavam. Produzido pela Overall, do Juliano Knela.


E era isso!! Até a próxima, pessoal (e te larga pra rua fazer algo muito massa).

Um comentário:

  1. Porra, que massa ter sido citado nisso, obrigado de verdade.

    Juliano Knela.

    ResponderExcluir