sexta-feira, 2 de março de 2012

I heart Peel Sessions

Tente superar essa imagem

Então o Gustavo Brigatti, do Remix-ZH, trouxe à tona o assunto da função do DJ novamente, com a ótima notícia de que TODO O ACERVO de um cara chamado John Peel será digitalizado e disponibilizado aqui no The Space.

Peel é o cara que descobriu quase todo mundo na música, e isso é o mais sintética e objetiva que consigo ser.

Aposto que tu já ouviu raridades e versões maravilhudas dos seus artistas favoritos por aí com o adendo “Peel Session”, dos anos 1960 até agora pouco (os últimos programas são de 2004, ano de sua morte), sem saber do que se tratava. Ele chamava a “galera do bem” no seu programa da BBC 1 e fazia essas gravações regidas pelos deuses abissais.

O Jarvis Cocker, nosso brother de longa data, disse que só se interessou por música por causa do Peel. E quando o Pulp foi convidado a fazer as sessões ele praticamente molhou as calças. Taí, um resultado de MILE END (trilha do Trainspotting também) impossível de captar na gravação original.




Se não fosse John Peel falar pro cidadão focar nas composições, David Bowie ainda estaria por aí fazendo mímicas e outras coisas ridículas. Aqui, um dueto de DODO com a Lulu (que já era hipster desde aquela época, cantora, atriz, etc., e aquela coisa, personas endossadas por Bowie... um dia falo só sobre isso).



Então a gente avança e retrocede no tempo de trabalho desse gênio e começa enlouquecer com tudo que ele viu e ouviu ao vivo. E até fica com um pouco de inveja. Me acompanha:

1992, e tem essa versão de LIFE ON MARS com Wayne Coyne e a patota do Flaming Lips dilacerando o coração mais próximo.




Em 1979 – Radio… Live Transmission …




De um lado tinha o Joy, e do outro tinha esse cara falando do carro dele de uma maneira que enlouqueceu todo mundo.




Um pouco mais adiante (e pra não fugir do meu passado gótico), segura esse Cocteau Twins.




Se isso é muito UNDERGROUND pra você, então escuta ESSA VERSÃO de Charming Man:




E, finalmente, eu não preciso chegar nos 2 mil, porque posso acabar o post com isso aqui.




A polêmica da relevância dos Djs continuará. Temos todas as coisas possíveis disponíveis a um clique. Mas, vamos combinar, uma VOZ PARA NOS GUIAR é tri massa de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário